sábado, setembro 23, 2006

DESESPERO

24.09.2006
Estamos a oeste da Europa! O mais oeste possível. Mais um pouco e estariamos no mar. Talvez por isso, temos problemas e uma batalha que não venceremos tão cedo. Não vale a pena queixarmo-nos dos políticos e de tudo o resto. A causa do atraso é nossa. A culpa é de todos nós, por sermos incapazes de vencer esta batalha.
A que é que me refiro?
À nossa educação claro. E, não, não me refiro à escolar e sim àquela básica que nos permite conviver uns com os outros em paz e com decência.
Basta ver a maneira como se reage em situações de tensão. Nunca civilizadamente, mas sempre aos gritos, para melhor sermos ouvidos e, para sermos filmados por uma qualquer televisão. Roçamos a histeria gratuita. Os exemplos são diários na televisão.
E que dizer da condução em estrada? Eu defendo que os carros aqui deviam ser mais baratos. Pois, se ninguém usa pisca! Já repararam na cara dos condutores ao vosso lado? Olhem, e mirem-se a um espelho. Isto não é uma guerra.
Que dizer da violência, nem sempre verbal exercida sobre os professores? Alguém já parou para pensar que eles estão lá a tentar educar os nossos filhos? A maior parte das vezes a fazer o nosso trabalho de casa?
Já repararam que sempre que alguém pergunta se lemos, toda a gente diz que sim, que tem vários livros à cabeceira. Instados a concretizar ninguém se lembra do que anda a ler!!!
E que dizer dos concursos de televisão, que se pretendem culturais. A ignorância geral é medonha.
Pois é. Posso continuar a escrever indefinidamente, mas o facto real é que a educação no que ela tem de mais básico, ainda não foi alcançada.
E por este andar cada vez nos atrasaremos mais.

Sem comentários: