sexta-feira, outubro 13, 2006

PORTUGUESES CÉLEBRES

É o título de um novo programa de televisão. Nada me chamaria a atenção, não fosse a discussão gerada em torno do facto, de porem ou não porem lá o nome do bafiento Salazar.
E, isso trouxe-me de novo alguns anos atrás.
Sinto-me muito feliz, por os meus filhos e netos, não terem conhecido tal personagem. Sinto-me muito feliz, por ver que eles olham para esse nome, como um personagem da história de Portugal. Em boa verdade, eles também sabem que foi um ditador, um dos piores tiranos do século XX, responsável pela morte de muitos portugueses e africanos. Na altura, viviamos num país em que era proibido quase tudo e, não era a brincar. Quem fosse apanhado pela famosa PIDE, no mínimo batia com os costados na cadeia, era sujeito às piores torturas e se tivesse sorte, ia fazer a guerra na Guiné, ou noutra ex-colónia qualquer.
Quem viveu nesses tempos, jamais os poderá esquecer; um país amarfanhado, medo de falar, livros proibidos, olhar por cima do ombro...
Agora..., agora a direita quer aproveitar para branquear esta imagem e, para isso nada melhor que este programa com grande visibilidade.
Vivemos em democracia, felizmente, e isso permite-nos lutar contra isto, quanto mais não seja escrevendo blogs.
Mas, pela minha parte, continuarei a dizer aos meus filhos e aos meus netos, que apesar de quererem colocá-lo entre os portugueses célebres, ele apenas será célebre pela negativa. Em circunstancias normais, seria hoje julgado por crimes contra a humanidade. Apesar de tudo, creio firmemente que façam o que fizerem, a História é implacável.
Terá de direito o seu lugar na galeria dos tiranos ao lado de outras figuras pouco recomendáveis.

Sem comentários: