quarta-feira, junho 11, 2008

CIDADANIA

Poucos povos em todo o planeta, usam plenamente os seus direitos e deveres de cidadania.
Os dedos de uma mão sobram para os enumerar. É de facto uma questão de educação e de avanço civilizacional, e como sabemos, a maior parte dos povos ainda está longe de atingir esse limiar.
Por isso, não é de estranhar todo este confronto em volta dos combustíveis, da sua falta, do seu preço, e claro está, na hora do desespero é este governo que não presta.
Como sempre é uma atitude imediatista, de reacção acéfala a um problema que começou há muito tempo.
Está toda a gente de acordo, que nada disto teria acontecido, se os EUA tivessem entrado Iraque adentro, limpado o sebo ao Sadam, colocado novos governantes e, toda a gente de lá se calasse. Claro que nada disso aconteceu, o petróleo não começou a jorrar como era esperado, o dólar foi-se indo abaixo das canetas, o orçamento previsto para a operação disparou dúzias de vezes e, estamos na situação actual.
Na altura, não vi um único camionista, médico, pedreiro, artista, dentista, metalúrgico, engenheiro, professor, político, etc, etc, manifestar-se sériamente contra.
Pois é, a cidadania tem destas coisas. É preciso trancar a casa antes que a arrombem. Só que dá trabalho, é preciso ter cultura e estar a par das coisas, nomeadamente da história, para não nos deixarmos enganar.
Afinal, ainda estamos todos vivos, os da geração do Vietnam.

1 comentário:

Luciano disse...

Gostei do seu blog,sou do Brasil e também escrevo alguma coisa,como, contos e poesias.E muito bom conhecer pessoas de outra cultura que fala a língua portuguesa. Visite o meu blog.Abraço.