quarta-feira, dezembro 16, 2009

Cubal... MAIS PRÓXIMO.


jornaldeangola.sapo.ao/14/0/aberta_ponte_do_rio_cubal



Em jeito de saudações natalícias a todos os meus cambas da cidade vizinha, que estimo, extraí esta notícia assinada pela jornalista Yara Simão. . Publicada no Jornal de Angola de 16/12/2009.


“A ponte que sobre o rio Cubal da Hanha, com 130 metros de comprimento e 11 de largura, que liga Benguela ao litoral e outras províncias do país foi inaugurada ontem pelo ministro das Obras Públicas Higino Carneiro.

(...) "Armando da Cruz Neto, governador da província de Benguela, disse que a ponte do Cubal da Hanha vai permitir circular com mais facilidade e as populações têm, a partir de hoje, uma ligação ao litoral e outras províncias do interior. “Estamos todos de parabéns porque esta ponte vai contribuir para o desenvolvimento da província e para a circulação de bens e da população".
O governador anunciou que está em conclusão a estrada que liga a província de Benguela ao Huambo e a estrada marginal que liga ao Namibe, através do Dombe Grande e Lucira. Também está em vias de conclusão a estrada para a Huila por Catengue e Chongorói. “Daqui a mais algum tempo temos uma Benguela diferente a nível na rede viárias”, disse o governador.

(...) O administrador municipal do Cubal, Veríssimo Sapalo, disse que a nova ponte “é mais um valor para a região sul e centro do país”.

O administrador informou que o município tem 170 escolas das quais 50 estão em funcionamento e “as outras estão num processo de reabilitação”. A maior preocupação no sector da educação, disse, é reabilitar as escolas nas aldeias grandes, para que no próximo ano as crianças possam ingressar ao ensino.
“Temos ainda fora do ensino 30 mil crianças. Pretendemos aumentar o número de salas e de professores, porque o município não tem educadores suficientes”, disse Veríssimo Sapalo.
No que diz respeito ao sector de saúde, o administrador informou que o município conta com um hospital municipal e três privados. Nas sedes comunais existem também centros de saúde. “Temos muitos problemas de água, isso faz com que a malária seja uma doença frequente no município”.
Veríssimo Sapalo disse que tudo está a ser feito para que haja na província água e energia. “Conseguimos colocar o programa de águas na Secretaria de Estado de Água, já existe uma empresa a trabalhar na captação, tratamento e distribuição e a aumentar a capacidade de distribuição. Na energia temos um problema técnico porque os nossos geradores estão com deficiências”.
O município tem cerca de três mil habitantes, conta com três comunas e deste sempre viveu da agricultura. Tem 300 fazendas desde mas apenas 30 estão em funcionamento.(...)"


Bom Natal a todos e votos que possam experimentar a nova ponte em breve.

Jorge Sá Pinto

Sem comentários: