segunda-feira, outubro 11, 2010

PAÍS CINZENTO

Está na moda dizer-se agora, neste país cinzento aquela célebre frase de Kennedy: não perguntes o que o país pode fazer por ti, pergunta o que é que podes fazer pelo teu país.
E a pergunta tem sido feita na rádio aos senhores do costume, que respondem que deve ser exercido o direito de cidadania e blá, blá, blá.
Eu pessoalmente tenho opinões sobre o que é que nós como cidadãos, exercendo o nosso direito de cidadania podemos fazer por este pobre país cinzento.
- acabar com todos os membros do governo e da Assembleia da República. Mandá-los trabalhar em algo produtivo, sem ser em cargos de gestores públicos e com os salários pagos ao povo em geral.
- para se ser membro de um eventual novo governo, teriam que ter no curriculum, pelo menos dez anos de trabalho produtivo como qualquer outro português. É que a maioria que nos governa actualmente, nunca teve um emprego a sério.
- finalmente, eleições uninominais, para termos a certeza de que podemos pedir responsabilidades a uma pessoa específica.

Finalmente, dizer-vos que estou a sonhar. Estes aldrabões hão-de continuar, a não ser que de facto o povo que somos nós todos, decida o contrário o que acho muito difícil que venha a acontecer, pelo menos por enquanto.

2 comentários:

Mimi disse...

Quando há, é um fartar vilanagem e os vilões são sempre os mesmos. Quando não há, quem paga são sempre os mesmos, também. Se fossemos mesmo cidadãos de pleno direito e com poder, faríamos como os islandeses: colocavamos os vilões no banco dos réus. Mas para isso seria necessário uma reforma judicial, pois está bom de ver que com o que temos o processo seria logo arquivado. Não há solução para esta "jardim"...

Bípede Falante disse...

Quais são as idades mínimas para exercer um cargo eletivo em Portugal?