domingo, novembro 07, 2010

JANTAR NO PÓ

A quem possa interessar.

Pediram-me que relatasse os acontecimentos no Pó e, pediram-me também que se possível contasse a versão "soft" dos acontecimentos. Um pedido de amigos é para se cumprir, portanto é a versão "soft", que conto.

Não me vou referir portanto, ao hotel rasca onde tivemos que pernoitar, até porque o anfitrião prometeu meio envergonhado, que tal não se repetiria, porque ia imediatamente fazer obras.
Não me vou referir também, à quantidade de gente bem bebida, que tentou cantar. O FMN, o Zé Lobo e eu próprio, tivemos que afinar as vozes e salvar a noite.
Não me vou referir a mortes, porque não as houve. Apenas dois feridos, um fisicamente, porque partiu a lareira do Lobo com a cabeça e outro ferido na alma e no aparelho digestivo. Que o digam hoje os inumeros postes onde tivemos que parar, para que o ferido, neste caso uma ferida, aliviasse as maleitas.

O jantar própriamente dito até nem correu mal. A comida chegou e era de boa qualidade, houve um herói que com risco da própria vida resolveu fazer um flambé de camarões, que também correu bem se descontarmos o pequeno incêndio que causou.
Os vinhos e restanta álcool provaram ser de boa qualidade, pese embora o facto de haver gente habituada a coisas maradas e que se deu mal.

Pode-se dizer no computo geral que o jantar até correu bem, a companhia era boa e no final se criou uma comissão organizadora de futuros eventos. E, para que não falhe é apenas constituida por homens.

E fez-se um quadro colectivo, que num futuro distante será uma peça valiosa de pintura, entre o naif e o rupestre.

Grande abraço a todos

23 comentários:

marluz disse...

Meu amigo
Como era esperado o "jantar no Pó"foi relatado d'uma forma muito "soft", tendo no entanto havido o cuidado de relatar alguns factos"menos importantes",,mas reveladores ,de uma forma "nua e crua".
Quanto ao quadro já é um sucesso, e por falar em sucesso eu pensava que a comissaão organizadora já era masculina que o seu êxito se devia (também) a grande generosidade feminina.
Estou enganada???
Beijinhos grandes

a

Bípede Falante disse...

Prezado, Dr. Bitacaia.
Eu hoje estou mansinha, amaciada pelo Paul McCartney, infelizmente, em um bom sentido. Então venho em paz, acenando o lencinho branco que ganhei no show para sacudir quando ele cantasse alguma música soft. Portanto, hei de controlar o meu mau feitio ainda que eu não dê créditos para o que vem maquiado e cheio de tintas, a não ser que a coisa seja uma obra de arte, como o tal quadro coletivo, com forte influência da academia pré-histórica de arte. E por falar nele, onde está o registro de tão valioso quadro? Ele demonstra o que mesmo? A perplexidade do ser humano diante do monolito? Ou será o alto teor alcoólico de seus criadores? Se a criatura for excepcional não seria o caso de colocá-la à leilão? A próxima noite estaria garantida por conta da primeira e a comissão masculina poderia contratar uma outra de sexo indefinido - já que o prezado Dr.Bitacaia não simpatiza muito com o mundo das saias - para a sua organização e para indenizar a casa do Lobo, que a esta altura deve estar parecida com o tal hotel sem estrelas, e também para indenizar o próprio Lobo, que deve estar a arrancar os bigodes de arrependimento, se é que o Lobo usa bigodes. Lobo, você tem bigodes?
Um abraço a todos.
A brasileira.

GED disse...

Começa o falatório.
Mal agradecida, que depois de eu dar um aula magistral sobre tunga penetrans, vem tentando me menorizar chamando-me dr. bitacaia. O nome cientifico é mesmo Dr. Tunga.
Quanto ao resto eu até gosto de mulheres, mas cada coisa no seu sítio. Quando a gente quer uma coisa bem feita, temos de ser nós os homens. Como se viu aliás, pela perfeição da organização.
Beijos para todas
Abraços aos rapazes

kambuta disse...

«Se assim aconteceu, assim está certo», diria com envergonhado enfâse Alberto Caeiro. E se aconteceu, soft ou pesado mesmo, não foi nem no feminino nem no masculino, nem no tunga penetrans nem noutro penetrans qualquer: aconteceu!Ainda bem que aproveitaram para estarem juntos, cantando, barafustando e etc. Uma prevenção dita à urgência fez a bonita figura de me deixar de fora, coisa que não apreciei, mas com este delicado relato (ó diabo a comissão não era masculina?- delicado?)deixo-vos o meu abraço a todos e todas.

ANA PAULA disse...

O jantar no Pó foi memorável! Todos se divertiram, houve muita música e muita cantoria. As vozes não eram das melhores, mas com treino a coisa faz-se ...
O quadro é lindo e vai ficar na história do grupo!
Os feridos encontram-se de perfeita saúde e prontos para novo encontro ...
A comissão organizadora é masculina, mas como diz o povo "atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher", por isso meninas é que tudo correu tão bem e assim irá continuar!
Beijinhos a todos e até à próxima!

AP

Mimi disse...

Vou repor a ordem e a verdade nesta troca de impressões: não houve jantar nenhum. Houve sim um lanche ajantarado, um jantar aceiado, uma ceia pequeno almoçado e um almoço alancharado!!! Tudo isto regado com líquido puro, rubro, bem maduro, gaseificado (algum). Do outro que é inodoro, insípido e incolor foi só o da chuva. Os "artistas" estiveram à altura, pintaram, cantaram e encataram.
A organização masculina (leia-se Lobo) comprovou a sua competência, o "flambejador" ficou aprovado, o distribuidor dos cafés também. Já o transportador-ajudante de loiça, deixou a baixela desfalcada.
Não estiveram mal, os meninos. Mas as meninas... foram as estrelas que iluminaram a noite e o dia! De calças ou de saias provaram que sem elas ainda se viveria na era das trevas. Por isso eles não passam sem elas. Elas sem eles também não passam, já que precisam da treva para poderem dormir e repor a sua beleza.
O quadro... Não é um monolito, mas haverá muita perplexidade quando se organizar a sua exposição pública.
"Benditas mães que pariram estes filhos/amigos".
Bjinhos

PS: para a BF
As hostilidades foram pacíficas e harmoniosas. Pena não estares presente. Um dia, quem sabe...

Bípede Falante disse...

Estimado Dr.Tunga, para provar que não sou mal agradecida estou a providenciar um container de bitacaias para o senhor. Estarão, as alegres criaturinhas, chegando a sua nobre cidade antes do Natal. Não será exatamente uma visita, porque elas querem retribuir o empenho de Portugal na propagação de espécie menosprezada pelos espíritos mais limitados, dando início a uma nova colônia de pulgas, chamada Vera Tunga Cruz, e já avisaram que, para dar sorte, desejam que alguém reze uma missa. Se você quiser, pode rezar a primeira. Aqui, quem a rezou foi uma padre conhecido como Henrique de Coimbra. Será que tem algum por aí??
beijo da ingrata brasileira

Bípede Falante disse...

Ana Paula, às vezes, fico com a sensação que esses meninos (ou alguns deles) são como um gif animado. Só funcionam nos e-mails :)
E o quadro até que ficou um quadro. Eu jurava que seria um borrão!!!
bjs.

Bípede Falante disse...

marluz, se você estiver enganada, o mundo termina e hoje!
bj

GED disse...

Estimadas senhoras
A noite do Pó foi um sucesso, mesmo sem bitacaias.
Para repor a verdade dos factos, as senhoras até que nem estiveram mal, sempre apegadas às lides domésticas como é de bom tom.
Quanto à rapaziada, por consenso geral, depois de lavada a loiça do jantar, lá as deixamos vir para participarem um pouco. coisas da generosidade masculina!
Agradeço penhorado a embalagem de bitacaias que aí vem.
vai saber bem, coçar toda essa sarna e quem sabe uma massagem aos pés, pode ser uma coisa a ter em conta.
E, é a minha primeira prenda de natal.
estou ansioso.
Bjs

Bípede Falante disse...

Mimi, eu estava achando essa história de jantar um pouco forte para uma comissão masculina, sem querer menosprezar os dotes culinários de tão competentes rapazes, é claro. Mas o Dr.Tunga, popular Dr.Bitacaia, é de se vangloriar um pouco de sua esperteza e de seus talentos. Espero que não tenha sido ele o encarregado das louças! Pobre senhora Lobo! Deve estar juntando os caquinhos nos ouvidos do pobre senhor Lobo, tão empenhado em agradar os amigos e tão mal interpretado por um deles! bjs
P.S. Mimi, vou para o leilão do quase monolito um dia :)

Bípede Falante disse...

Dr.Tunga, sabe, o Natal, aqui no Brasil, além de ser uma festa muito cristã, é também a segunda data favorita das bitacaias, só perde para o ano-novo, porque, no ano-novo, todos os índios saem descalços pelo país e as pobrezinhas, então, saltitam de alegria. Como aí na sua morada faz um pouquinho de frio, o lote vai com algumas instruções (não que o senhor, famoso especialista, precise) mas é que elas gostam de calor, muito calor e de carinho. Então, coloque as mais novinhas dentro das meias do papai noel. As outras, coloque nas suas e nas pantufas do FMN, com seus pezinhos de algodão. Certamente, ele, bom coração que é, há de ajudar nessa nova era tunguista. E por falar no bom coração, cadê ele? Ainda está a dormir a noite dos pós? E por falar nele, cadê as fotos e a gravação das cantorias? The show must go on! Não? Beijo.
A ingrata da primeira prenda de natal.
p.s. Prenda aqui é a mulher do gaúcho.

GED disse...

Bitacaia é chata, mas mulher...
Eu fui o encarregado dos cafés e, foi um primor de maestria. Há fotos comprovativas.
Um verdadeiro charme
beijosvoados

Bípede Falante disse...

Dr.Bitacaia, digo, Dr.Tunga, quando os funcionários da Brasileira, em Lisboa, entrarem em greve, já sei quem recomendar! ahahahahaha
beijodescafeinado!

GED disse...

podes crer.
Sou um servidor de cafés nato.
Aliás, estou a pensar mudar de profissão: barman Tunga Penetrans.
Vamos montar um café a meias?
beijovoado

Bípede Falante disse...

GED, game over! A brasileira vai ficar calada que com esse barman e com esse café a meias você se superou. Deixa a pobre dormir que amanhã algo surge na caixola. Boa noite e um beijo com açúcar que o barman deserves :)

fmartaneves disse...

Jantar + Almoçolanche no Pó.
(0 pequeno almoço/mata-bicho… não valeu)
Soft? Como é qe se pode fazer um comentário “soft” de um acontecimento daqueles?
Hotel rasca? E a almofada da Ilda? (pelos vistos, por birra etílica neguei-me a trocar a minha com a dela…) E o mata-bicho? Não me lembro ter tido outro igual… Valeu o cafezinho que tomei com a Mena em Óbidos… encheu-me o peito… Absorvente, penetrante… e quente… (mesmo assim, muito menos que o pano humedecido??? que a dona do estabelecimento me deu para me limpar)... Único! Até tive que comer a chávena! (de chocolate é claro!).
O Lobo tem bigode? Tivessem visto quando a Mena tentou minimizar o efeito do café derramado no meu pólo de estimação (o amarelo) … ficou espetado! (não o pólo, o bigode!) Por isso, BF, quanto a bigodes estamos falados… aquilo só visto… não só o bigode… o resto… o bigode também!
Mas, falando do jantar… afinal os fados eram só para disfarçar… mesmo assim, cantámos fados de Coimbra, Lisboa e arredores, mornas e coladeras, música angolana, baladas e sei lá que mais… até houve canto gregoriano…
E por falar em postes? Tinha de ser escolhido logo aquele, mesmo a seguir à passagem de nível? Tinham que me deixar ali, em cima da linha, a rezar a todos os santinhos, incluindo o do Pó, para não passar naqueles “longos momentos” nenhum comboio?
Mas, o mais importante, importante mesmo, sem dúvida de espécie alguma, foi a companhia…
Boas vozes? Mas é claro! A necessitarem de alguns ensaios, um ou outro acerto… mas, de qualidade acima da média!
Houve quem ouvisse menos bem… pois! O ruído era muito!
Mas, voltando ao jantar… A começar pelo camarão… nem as cabeças se safaram!
Já não sei em que é que terminei… também, pouco interessa! Sede é que eu não passei…
Generosidade feminina? Mílu, não sejam tão modestas… eu diria mais… entrega! Quem é que lavou a louça? É por essas e por outras que eu gosto tanto da mulher…
A minha colaboração não resultou da melhor forma… consegui, sem grande esforço, aliviar a Mena e o Lobo de meia dúzia de copos de pé alto… logo daqueles de que eu gosto… desisti logo! Prá próxima levo as pantufas!
Bem feito! Ao almoço bebi em copos rasos!
E o quadro? Qual Leonardo Da Vinci, ou Salvador Dali… dali, ou de Avintes, aquilo está salvo por natureza… atente-se ao meu contributo…
Hei-de mandar fotos… (se conseguir!)
E a toca do Lobo?
Não há (segundo o Lobo) necessidade de grandes obras, quando muito uma escada para aceder às traves do teto (mesmo por cima dos quartos) e umas argolas para dependurar as camas de rede.
Camas pra quê? Obras pra que?
Convém, enquanto não se proteger a chaminé da lareira do vento norte, ter cuidado fora do ambiente mais familiar, para não sermos confundidos, não por bípedes falantes, mas sim por chouriços ou alheiras andantes…
Ah! E as bananas?
Tenho de lá voltar quando estiverem maduras…
Mena e Lobo, avisem-me por favor!
(levo uma dúzia de copos…)
Beijos para as meninas
Abraços para os meninos
FMN
Se algo houver de estranho no que acabei de escrever, tal, deve-se a um POUCO DE SONO que tomou conta da minha pessoa e não entendo porquê…
Tive um fim-de-semana tranquilíssimo!

fmartaneves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
fmartaneves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bípede Falante disse...

FMN, eu tive um no estilo beatles musical emaconhada, se é que existe a palavra emaconhada, e sem fumar um único baseado, que não fumo nem cigarros comuns, mas tive e posso também estar a escrever esquisitices.
beijo
BF

Bípede Falante disse...

FMN, parece que a noite foi mesmo de arrastar a Sapucaí. Não cabe dentro de uma versão soft nem zipando. Não adianta o Dr. Tunga dar pontos com com mãozinhas de algodão e de médico. E nada, mas nada, do que vocês possam planejar para a próxima há de competir com a sua brilhante ideia de levar copos, muitos copos. A senhora Lobo há de ficar contentíssima e o Lobo em paz, com ou sem bigodes. Aliás, já que a época que se aproxima é de prendas, comprem logo uma bela dúzia e a enviem para a senhora Lobo como agradecimento pela paciência. Não é todo o dia que uma casa abre suas portas para uma tão discreta alcateia!!
bjs.
a brasileira e, no verão, ah, o verão com suas tempestades tropicais:)

Jose Lobo Pires disse...

Bem!agora chegou a minha vez. Deixei-vos todo o tempo do mundo, para poderem fazer desabrochar o que vos ía na alma.Dá para entender que se lembram de muito pouco. Também não admira. Malvado, sim malvado o "baco" que tantas agruras traz desde o profundo esquecimento á perda da verticalidade sem esquecer o sentimento de uma vivencia na mais profunda ausencia de gravidade. Chão, poste , sinal de passagem de nivél etc..etc..tudo pode servir como um porto seguro aumentando a segurança de cada um quanto á rota a seguir.Não, quem não esteve não creia que alguma coisa de estranho possa ter acontecido.Simples desaires,mais caco menos caco,mais nota desafinada mais copo, tudo bem. O registo ficou feito e cada pincelada transporta o estado de espirito de quem sabe que viver é será sempre apenas e só uma forma de vida. Quanto á nós os da casa adorámos e não podemos deixar de vos agradecer o prazer que nos deram em partilhar connosco um espaço que apenas existe porque existem pessoas para o partilharem connosco.
Voltem sempre, com ou sem tripartidos, cabem sempre todos dentro da nossa imensa amizade por vós.

Bípede Falante disse...

Demorou a aparecer, mas falou bonito, Lobo :)