domingo, janeiro 02, 2011

ESTRADA

Mais uma vez a Policia de transito fez as tão faladas campanhas de Natal e Ano Novo, com o objectivo de diminuir a morte nas estradas. Nada feito, morreu mais gente que o ano passado.
Culpa da policia?
Nada disso, culpa mesmo dos condutores portugueses.
Evitavam-se as campanhas periódica e diminuiam-se o número de mortes, se no exame de condução, fossem feitos testes psicológicos aos candidatos.
O número de energumenos que andam nas estradas portuguesas desapareceria rápidamente.

GED

3 comentários:

Bípede Falante disse...

GED, achei as estradas portuguesas o máximo! Você teria de dar uma volta em uma brasileira para ter uma noção do que acontece por aqui, que, se não bastassem os maus condutores e os condutores embriagados, o que mais tem em cada uma são enormes buracos. A minha estrada do mar, por exemplo, é esburacada e sem acostamento, em uma boa parte, nas laterais, tem açudes e os que ali caem sempre morrem afogados. Mas entendo a sua revolta. O problema de um não anula o problema de outro. beijo. BF

fmartaneves disse...

GED, tens toda a razão! Há imensa gente impreparada ao volante. Basta conduzir aos fins-de-semana, nas festas, feriados e pontes. É revoltante a forma como certos "condutores" fazem uso das viaturas... autênticos anormais.
Piscas? Nem Vê-los. Conduzir na faixa do meio ou até da esquerda? E porque não a velocidade de passeio? Facilitar a vida ao outro? Eu? Eu vou na minha faixa de rodagem, sem exceder a velocidade recomendada. Queres passar? Passa ao lado! Chegar para a direita? Porquê? Eu vou mal? Eu é que tenho prioridade, eu é que tenho razão! Espelho retrovisor? Para que serve? E o sinal de luzes daqueles Fitipaldi que nos surgem na traseira a pedir-nos milagres na ultrapassagem que tentamos fazer o mais rápido que nos é possível?
E a polícia onde é que ela anda? A passar multas de estacionamento? Necessário, mas aí não se evitam mortes.E as multas por exesso de velocidade? É priciso ver aonde e como! Ia a 60... a velocidade permitida é 50... e aquela estúpida multa, pisou o traço contínuo... ponham os homens a circular nas estradas!
Realmente, as aulas de código e condução são importantes. E que tal umas de civismo e boas maneiras?
BF, as nossas estradas até nem são más. O problema está nos condutores, ou melhor, nas pessoas.
Já fiz alguns (bastantes) centos de quilómetros, nos Estados da Baía e Espírito Santo, não me pareceu haver menos civismo que neste nosso rectângulo, tirando o desrespeito que há para com os peões nas passadeiras, não sabem (ou não sabiam) para que estas servem…
Agora, aí, as estradas apresentam alguns buracos dignos e respeito, conduz-se com muita velocidade e, nalgumas estradas, é um problema para ultrapassar os camiões, principalmente aqueles de vinte e tal (muitos) metros.
Abraços e beijos.
fmartaneves

Bípede Falante disse...

Guris, eu sou ótima motorista e digo isso sem a mínima modéstia porque hoje, dia 3, paguei o IPVA do meu carro com 24.5% de desconto por não ter tido multa alguma nos últimos anos, nenhuma, nenhuma mesmo, eu sou cuidadosa, ando na minha pista, dou sinal que vou dobrar ou ultrapassar ou o que for, tenho pavor dos enormes caminhões, dos afobadinhos que precisam ultrapassar a todos o tempo todo, nem que seja pela direita ou pelo acostamento, quando tem acostamento, mas o que me ultraja mesmo é o descaso do estado com as estradas porque, além dos impostos, pagamos pedágios e esse dinheiro nunca volta em formato algum, a sensação que me dá é que eu o jogo fora pela janela.
beijo.
BF