sexta-feira, abril 08, 2011

BRASIL

Hoje ouvi a notícia, de estarrecer.
No Rio de Janeiro, houve um massacre numa escola.
Tem acontecido com demasiada frequência nos mais diversos cantos do mundo, sem que a gente consiga vislumbrar o porquê de tanta insanidade, de tantas vidas inútilmente ceifadas.
Sempre há um comentário, dizendo que foi um louco, um inadaptado e que o caso é psiquiátrico.
A mim, dada a frequência com que isto se repete, parece-me algo de muito mais profundo, enraizado na própria sociedade actual, com o seu cortejo de desigualdades e violência cada vez mais gritantes, sem que ninguém pareça verdadeiramente importar-se.
Nos últimos tempos, tenho feito um aprendizado intensivo de tolerância e de maior respeito pelo próximo e, isso tem-me feito muito bem.
Talvez a resposta seja essa a um nível colectivo. Isto é um sonho, uma utopia?
Pode até ser, mas temos a obrigação estrita de cada um lutar por um mundo melhor.
E eu sempre acreditei em fadas dos dentes, no Pai Natal, em coincidências espantosas, e em utopias.

1 comentário:

Bípede Falante disse...

Eu sempre acreditei em pessoas, sempre achei que elas poderiam ser mais que uma utopia.
beijo.
BF
ps. O senhor anda muito ausente do seu blog. Isso não se faz!