quinta-feira, maio 12, 2022

AGOSTINHO NETO

 


Tive o enorme privilégio de o conhecer em vida. Chorei no seu funeral.

Hoje faria 100 anos.Um dos maiores homens que África já teve.  O pai da nossa Nação.

Deixo aqui um dos meus poemas preferidos.


        Adeus à hora da largada

        Minha Mãe
        (todas as mães negras
        cujos filhos partiram)
        tu me ensinaste a esperar
        como esperaste nas horas difíceis

        Mas a vida
        matou em mim essa mística esperança

        Eu já não espero
        sou aquele por quem se espera

        Sou eu minha Mãe
        a esperança somos nós
        os teus filhos
        partidos para uma fé que alimenta a vida

        Hoje
        somos as crianças nuas das sanzalas do mato
        os garotos sem escola a jogar a bola de trapos
        nos areais ao meio-dia
        somos nós mesmos
        os contratados a queimar vidas nos cafezais
        os homens negros ignorantes
        que devem respeitar o homem branco
        e temer o rico
        somos os teus filhos
        dos bairros de pretos
        além aonde não chega a luz elétrica
        os homens bêbedos a cair
        abandonados ao ritmo dum batuque de morte
        teus filhos
        com fome
        com sede com vergonha de te chamarmos Mãe
        com medo de atravessar as ruas
        com medo dos homens
        nós mesmos

        Amanhã
        entoaremos hinos à liberdade
        quando comemorarmos
        a data da abolição desta escravatura

        Nós vamos em busca de luz
        os teus filhos Mãe
        (todas as mães negras
        cujos filhos partiram)
        Vão em busca de vida.


Sem comentários: